Pensar não é fácil

Ter uma opinião, crença ou ideia sobre algo ou sobre alguém é fácil?

Usar a sua mente ativamente para formar ideias conectadas é fácil?

As 2 definições acima se aplicam à palavra "pensar". A primeira definição é simples, inata. A segunda definição é mais sofisticada em forma e natureza. A vida adulta inteligente exige a formação permanente de ideias conectadas para tomarmos decisões diárias. Boas decisões nos aproximam de onde queremos chegar. Más decisões nos afastam de lá.

Se assim é, pensar não é fácil. Fácil é responder, sem ouvir para entender. Fácil é se distrair, distorcer, simplificar, não achar causas, não prever consequências.

Pensar exige curiosidade, estudo, preparo, conhecimento, autoconhecimento. Por que você faz o que faz? Por que você faz o que faz agora? Qual é a sua motivação? Qual é o seu propósito? Qual é a sua vocação? Sua força pessoal aumenta quando você acha o seu propósito e a sua vocação individuais.

Quanto mais desejamos resolver problemas específicos e prioritários, quanto mais nos dedicamos a descobrir problemas não resolvidos, quanto mais ouvimos para entender e estudamos para aprender sobre as causas e consequências de problemas, quanto mais problemas resolvemos, mais clareza e prudência teremos no pensar - e no agir.

"Decisões éticas determinam a direção do mundo", diz Jordan Peterson. E tudo começa no pensar...