É verdade que a palavra "urgente" é usada por alguns trivialmente. Urgente não é usar da palavra para passar à frente em uma requisição ou fila, como alguns se acostumaram a fazer. O verdadeiramente urgente significa imediato, instantâneo, premente, inadiável, improtelável. Urgente é algo que não pode ser adiado, precisa ser feito imediatamente.
O uso genérico da palavra por alguns não pode determinar a nossa urgência em atender a uma real urgência. A questão é, portanto, saber identificar "quem" faz uso da palavra "urgente" acertadamente - e quem a usa indevidamente. Prestar atenção ao "quem" evitará o retardamento do pronto atendimento a quem realmente necessita do produto ou serviço com urgência.
O olhar do engenheiro de vendas é o olhar do cliente, nosso foco é o foco do cliente. Na condução da venda e no pós-venda, é essencial a capacidade de entender bem o que é urgente, o que é essencial, o que é importante e o que não é relevante "para o cliente". Conhecer o cliente, conhecer a realidade da empresa dele e fazer perguntas qualificadas (em quanto? de que forma? quais são as evidências? por que? quais são as causas?) ajudarão no discernimento entre o que é urgente, essencial, importante ou não relevante "para cada cliente".
Prioridade deve ser dada ao atendimento das urgências urgentes. Assumir a responsabilidade, comunicar ao cliente os próximos passos e definir e cumprir prazos ágeis de solução de questões urgentes, com máxima eficácia, separam os que apenas prometem dos que efetivamente entregam e prosperam com os clientes.
Agenda da Engenharia de Vendas: o próximo curso aberto e remoto acontecerá em 25/1/2024, inscrições online.