2024: é tempo de plantar e é tempo de colher

Feliz 2024!

Este é o seu tempo de plantar ou de colher? O que você vai plantar? O que você vai colher? Quanto tempo você estima para plantar e para colher? Muito (quanto é muito?) ou pouco (quanto é pouco?) tempo? 

O uso do tempo é a primeira das decisões a cada dia. Não basta querer plantar, se não há tempo presente dedicado ao estudo, preparação e capacitação para o plantio. Não basta querer colher, se não houve tempo destinado ao contínuo acompanhamento do que foi plantado. Querer colher o que não foi plantado e gerenciado é ingênuo, típico de quem acredita que ganho vem antes de trabalho. Não vem. Trabalho vem antes de ganho.

Entender o que vem antes e o que vem depois e perceber o que é causa e o que é consequência são condições para ganhar-se tempo no plantio e na colheita. Ouvir e fazer perguntas ajudam, já que um bom ouvidor faz boas perguntas para chegar às causas. Ler e escrever também: um leitor de bons textos pode explicar e escrever com maior clareza.

Conhecimento e consciência são nossos grandes objetivos individuais. Quanto mais um conhece e tem a consciência do que precisa fazer para atender às necessidades de muitos, melhor.  Assim são criadas oportunidades de relacionamento, inovação, progresso e riqueza no tempo.

O esforço individual para o trabalho e o cuidado de bem selecionar o que se ouve e de quem se ouve alinham e aceleram a consciência e o conhecimento individual. O que é ouvido e lido é registrado na consciência - e além. Cerque-se de quem o estimula a ser bom, prudente, justo, equilibrado e forte. Como pessoa e como profissional, não se canse, especialmente, de ser "bom": esta é a base para as demais qualidades. 

Que 2024 lhe traga mais tempo de plantar e mais tempo de colher! E que em 2024 mais pessoas lhe vejam como alguém que os estimula a serem bons, prudentes, justos, equilibrados e fortes!



AGENDA: O próximo curso aberto e remoto da Engenharia de Vendas será transmitido e ministrado ao vivo já em 25/1/2024. Inscreva-se online.