Excelência como entendimento das partes e do todo

Excelência é a qualidade de ser excepcionalmente bom e competente em algo. Ser excelente é manter um padrão consistente e superior de habilidade e responsabilidade. Atingível? Sim. Normal? Não para todos.

De acordo com Sônia Café, excelência é "o presente que recebemos como resultado de atos que beneficiam as partes e o todo, segundo suas autênticas necessidades". Se nesta definição é encontrado um caminho, aqui também há o porquê de nem todos serem excelentes. Por mais que uma pessoa seja naturalmente excelente pelo intelecto, criatividade e/ou capacidade física, o excelente precisa entender "as partes e o todo" do que faz, "segundo suas autênticas necessidades"

Aplique-se este princípio a tudo o que é estudado, criado, preparado, feito e avaliado.

Quem são as partes? Qual é o todo? Quais são as autênticas necessidades (e objetivos) de cada uma das partes? Quais são as autênticas necessidades (e objetivos) do todo? 

A sua atuação corresponde e provê consistente benefício e resposta às autênticas necessidades das partes que você atende e do todo que você representa?

Assim se comporta quem tem um padrão consistente e superior de habilidade e responsabilidade. Esta conduta determinada é o caminho para quem quer chegar à excelência. 


AGENDA de Aísa Pereira: Para entender as partes e o todo da venda de software: