Quem está acostumado a falar de forma genérica não percebe o quanto perde em clareza (e tempo) todos os dias.
Imagine alguém falando assim: "Temos a inteligência que te leva ao resultado."
A ele pergunto: "Inteligência de que? Resultado em que?"
Na ânsia de ampliar a abrangência da mensagem, o que ele está trazendo à atenção é indefinição, ambiguidade, incompreensão, imprecisão e indeterminação...
Vê?
Quanto menos específico, nítido e preciso um é no que fala e demonstra, menor será a clareza, nitidez, transparência e precisão transmitidas. Coloque-se no lugar do cliente potencial ou real: o que o cliente quer e precisa ver e ter de você é clareza ou ambiguidade e imprecisão?
Este será um exercício diário para quem fala de forma genérica: passar a falar em termos claros, concretos e importantes para quem o ouve.Cada frase deve ser autoexplicativa em si. Mantenha isso em mente.
Novamente: clareza" significa "nitidez, transparência, precisão". O contrário de "clareza" significa "indefinição, ambiguidade, incompreensão, imprecisão, indeterminação". Fale e demonstre em termos claros, concretos e importantes para quem o ouve (estes são, efetivamente, os 3 principais elementos de qualquer comunicação pessoal e marketing empresarial).
Priorize o preparo e a clareza na sua equipe:
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