Por que são tantas as surpresas com negócios e mercados?

Todos sabem que existem 2 formas de validação para qualquer negócio: receita e retenção. 

Todos sabem que focar em escalar um negócio antes de provar a tração inicial leva a desperdício.

Todos sabem que são 3 os geradores de crescimento: margem, retenção e referência.

Todos sabem que existem mais empreendedores apaixonados pela solução que desenvolvem do que  pelos problemas e segmentos dos clientes.

Por que, então, são tantas as surpresas com negócios e mercados?

O nome do jogo é foco:

- Receita é o somatório da renda da venda de bens, produtos e serviços, taxas e comissões de serviços,  assinaturas e mensalidades, licenciamento ou royalties e aluguéis de ativos. Retenção é a conservação de clientes, usuários, funcionários e associados engajados. Seu negócio está sendo validado?

- A tração inicial de um empreendimento depende do famoso product market fit - ou alinhamento entre o produto e o público-alvo. A pesquisa ou teste de Sean Ellis mede este alinhamento: se 40% ou mais dos respondentes consultados durante a tração afirmam que ficariam muito desapontados se não pudessem mais usar o seu produto, há uma boa indicação de fit. Não há escala sem fit.

- Diz-se que o lucro por cliente deveria ser, no mínimo, 3 vezes o custo de sua aquisição. Retenção deveria ser maior que a perda. E cada cliente deveria dar referência para, pelo menos, 1 novo cliente. Batem com os seus números?

- Seu negócio se tornou uma solução à procura de clientes? Se sim, mais surpresas haverão. Ou, opostamente, nasceu da necessidade expressa de clientes e segmentos ansiosos pela solução? 

Cerque-se de pessoas que conhecem muito bem o que, como e para quem seu negócio pode melhor desenvolver, mais vender e crescer.



Agende:
Curso Aberto e Remoto: transmitido e ministrado ao vivo por Aísa, este curso é para quem vende, desenvolve, gerencia, faz o marketing, implanta, suporta e/ou investe em software. Próxima turma em 28 de maio de 2025, inscrições aqui.
Curso Fechado: este é o tipo de capacitação mais procurado por empresas brasileiras de software. Cada turma é fechada para até 5, 15, 50 ou mais pessoas de uma mesma empresa. O formato pode ser remoto ou presencial em data escolhida pelo cliente.
Mentoria e consultoria: para profissionais e empresas de software que tenham sido previamente capacitados.