Quem prediz é você

Essa é muito boa. A Microsoft tem um site interno onde desenvolvedores e testadores compram "ações" a US$ 1 cada para votarem no mês em que acreditam que o software em que estão trabalhando será lançado no mercado. Quanto mais gente escolhe um determinado mês, maior o valor da ação daquele mês. Quanto menos gente vota num determinado mês, menor o valor das shares do mês. O que se tem observado é que o mês mais votado não bate com o mês projetado para o release. Atrasos acontecem e o pessoal de desenvolvimento e testes tem condições privilegiadas de antecipá-los para a diretoria da área através dessa "bolsa de valores interna".. Afinal são eles que estão "com a mão na massa".

Good.. Mas não é só a diretoria que se beneficia com esse novo sistema de previsão: nós, vendedores, também seríamos beneficiados. Prazo é uma das maiores causas de stress e tensão entre as áreas de vendas e de desenvolvimento em empresas de software. Somos nós que passamos os prazos para os clientes e somos também nós que temos que nos desculpar com clientes quando os prazos não são cumpridos por causa de atrasos do desenvolvimento. Se tivéssemos um sistema onde o pessoal de desenvolvimento e testes apostasse em prazos de entrega - e ganhasse se acertasse e perdesse se errasse -, poderíamos dizer adeus a ferramentas imprecisas de forecasting. Dinheiro é sempre bom para incentivar o acerto e a precisão...

Mais ainda, olhando através dos olhos dos clientes, haveria tempo para antecipar a comunicação ao cliente sobre possíveis atrasos nas entregas. É sempre melhor saber antecipadamente sobre algum problema a tempo de resolvê-lo do que ser pego de surpresa, não é mesmo?

Agora... bom mesmo seria quando nós vendedores pudéssemos participar de uma bolsa assim em relação a um forecasting de vendas.. individual e grupal.. Aí, sim, a exemplo do que está acontecendo em Redmond para o pessoal técnico, poderíamos tentar ganhar em 3 níveis: nos resultados, nos prazos e nas apostas...

Comentários