Pensamento. Sentimento. Comportamento.

"O início de tudo é o pensamento. Depois vem o sentimento e, na sequência, o comportamento." Quem está falando é Marcela Pires, psicóloga do esporte que está acompanhando Yane Marques, pentatleta campeã do Pan que está indo para as Olimpíadas de Pequim..

Pensamento.
Sentimento.
Comportamento.

Extrapolo esporte, Pequim, trago a mesma sequência para a vida de qualquer um. Minha vida, sua vida, a vida das pessoas que conhecemos. Vendedor de software, piloto de avião, cientista..

Pensamento.
Sentimento.
Comportamento.

Vencedores, perdedores... Disciplinados, viciados...

Pensamento.
Sentimento.
Comportamento.

"... o importante não é um fato futuro em si, mas sim como ela pensa o fato", prossegue Marcela..

Pensamento. Sentimento. Comportamento.

Então é por isso que o perdedor perde antes mesmo de tentar? Ele pensa e sente como um derrotado, antes mesmo de se comportar como tal? E (céus!) se comporta assim já em função de um inconsciente de consistência?...

É por isso que vícios (gula, bebida, fumo, preguiça, dívida, derrota, etc.) se alojam no comportamento das pessoas? Porque no pensamento e no sentimento eles já estão confortavelmente instalados?...

Quantas vezes já ouvimos (ou falamos)...
- não consigo emagrecer..
- não consigo parar de fumar..
- não consigo parar de beber...
- faço isso amanhã... ou depois...
- depois eu pago...
- nunca vou conseguir....

Percebam que falam do comportamento, da ação...

Mas eles precisam falar primeiro é do pensamento...:
- não me vejo magro
- não me vejo sem o meu cigarro
- não me vejo sem o meu copo de bebida
- não me vejo com disposição para fazer isso hoje
- não me vejo sem poder pagar
- não me vejo alcançando esse meu objetivo

E "sentir" o que o pensamento provoca...:
- angústia ou solidão?
- angústia ou solidão?
- angústia ou solidão?
- angústia ou solidão?
- angústia ou solidão?
- angústia ou solidão?

Como romper esse ciclo vicioso? Como ser bem-sucedido consistentemente?

Parece que o comportamento só vai realmente mudar "se o pensamento e o sentimento mudarem primeiro"... Substituir "angústia ou solidão" por "alegria pela vitória" pode ser um bom começo.