1 empresa? ou 2 empresas em 1?

Sua empresa é 1 só? Ou são 2 dentro de 1 só?

Se é 1 só, não há divisões nem visões antagônicas entre áreas ou executivos. Cada um sabe o seu papel e assume a sua responsabilidade. Não há a tentativa frequente de transferência de ônus e as pessoas se mostram motivadas para a geração de resultados positivos.

Se são 2 empresas dentro de 1 só, dominam as críticas veladas, os silêncios pesados, a má comunicação e a falta de produtividade entre pessoas e áreas. A concorrência negativa se manifesta nos comentários, nos risos cortados. Um grupo se escora em outro, ou dificulta o trabalho do outro, com base nos interesses, afinidades e alianças informais que não necessariamente priorizam o desenvolvimento "da empresa". Os 2 lados se acham mais competentes, certos.. A empresa? Não parece ser o mais importante... (e só lá na frente é que verão o mal que isso causa...)

Para um olho experiente, um dia de contato é o suficiente para perceber o perfil da empresa dentro deste contexto. E, não importa o tipo de trabalho que está sendo desenvolvido, quanto mais "compartimentada" for a empresa (2 em 1), menos produtivo é o resultado. E quanto mais "coesa" (1 empresa única), mais produtiva ela é.

E a sua? Como se encontra hoje? E o que você pode fazer para ajudá-la a ser 1 só?