Viajando na América

Sabe os totens que nos permitem fazer o check-in em voos no Brasil? Eles vão evoluir para o que ví hoje no JFK Airport, em NY. Não tirei foto pela correria do embarque, mas os totens daqui permitem que você passe sua ID pessoal para, imediatamente, mostrar a relação das pessoas com quem você está viajando (olha o cruzamento de banco de dados!) e emitir o seu "boarding pass" e os dos seus acompanhantes de uma vez só! Nada de prévio check-in pela Internet, nada de cartão fidelidade, nada de emissão por pessoa. Basta sua ID ou passaporte e.. voilá.. todo o seu grupo está com os "boarding passes" na mão! Muito legal!
(Esse procedimento é feito se você tiver mala para despachar também: a diferença é que os funcionários das companhias aéreas ficam um pouco mais à frente para pesar as malas e lhe dar os comprovantes de envio.)

Falando em voos aereos, a tentativa do nigeriano no voo para Detroi é só o que se vê nos noticiários. Obama foi transparente e rápido, cobrando dos órgãos competentes mudanças imediatas nos procedimentos de controle dos passageiros. É a segurança do país, é a segurança dos passageiros (nós!) também.. Ver um presidente falando sobre os "erros sistemáticos" na operação, ao invés do tradicional "não sei de nada, não ví nada, não fomos responsáveis" faz muito bem à inteligência global. Um presidente que fala a verdade demonstra o valor da verdade!

Mudança de procedimentos, não ví. Era muito cedo para ver, de qualquer forma. Viajei de NY a DC com garrafa de água comprada no aeroporto (já no prédio da United Nations em NY uma garrafinha de água foi confiscada na entrada), com mochila e netbook. Voos internos são menos estressantes, embora aquela coisa de mandar tirar os sapatos cada vez que passamos pela segurança seja muito inconveniente (pense em casais de idosos tirando os sapatos em pé..).

Mais tecnologia? Com os scanners de corpo, mais intensivamente veremos a tecnologia sendo utilizada para prevenir males e ataques humanos..