Tem gente que não interage

Tem gente que não interage. Você fala uma coisa, ele (ou ela) responde outra. Você mostra uma coisa, ele mostra outra. Você pergunta uma coisa, ele faz uma outra questão - e, esta, ele responde. É como aquela pessoa que na sessão de perguntas de uma palestra quer dar a sua própria "palestra".. Como fazer para lidar com pessoas que não interagem?

A impressão que tenho é que pessoas assim precisam de ouvidos. Empresto os meus. Quanto mais ele fala, mais aprendo sobre ele, sobre o que o incomoda.. Se o tempo é curto para a interação, procuro ampliá-lo..

Pessoas que não interagem podem ser frutos de circunstâncias onde não era permitido interagir ou onde a opinião deles não era ouvida. E elas repetem o que aprenderam com os demais, mesmo o que não gostaram de aprender, inconscientemente... Tento quebrar esse ciclo, mostrando que há tempo para a interação, sim, e que me interesso, autenticamente, pelo que falam, sem deixar, no entanto, de ajudá-las a entender que o que falo pode lhes ser importante e trazer benefícios concretos para as suas aflições reais.