Em que isso vai beneficiar o cliente?

Um parâmetro que uso para definir prioridades e tomar decisões sobre aumentar/reduzir/criar/eliminar investimentos em tempo e capital é validar a idéia com a pergunta "em que isso vai beneficiar o nosso cliente?".

Muito há por fazer para inovar e otimizar em vendas e não podemos desperdiçar tempo e dinheiro com atividades e projetos que não vão nos diferenciar da concorrência "naquilo que é importante para o cliente".

Sinalizar rapidamente ao cliente sobre qualquer imprevisto é importante para o cliente. Enviar orçamentos, propostas, posições e relatórios com todos os dados completos e duplamente checados é importante para o cliente (já ouviu falar do "double check" (cheque 2 vezes..)? É sempre fazer e checar o que fez imediatamente, antes do envio, para evitar erros e re-trabalhos na frente do cliente).

Estar sempre preparado para atender ao cliente é importante para o cliente. Preparar e fazer uma apresentação excelente é importante para o cliente. Falar a linguagem do cliente é importante para o cliente. Conhecer, entender e atender os objetivos, prioridades e necessidades do cliente é importante para o cliente. Estar à disposição quando o cliente mais precisa é importante para o cliente.

Otimizar processos de atendimento é importante para o cliente. Bem dimensionar as equipes de atendimento é importante para o cliente. Evitar gargalos no atendimento é importante para o cliente. Fazer entregas no prazo é importante para o cliente. Mostrar o valor da compra é importante para o cliente. Ter palavra e ser confiável é importante para o cliente. Surpreender o cliente com a qualidade da entrega é importante para o cliente.

Quanto mais beneficiarmos o cliente, mas clientes teremos para beneficiar. Quanto mais ajudarmos os clientes a serem bem sucedidos, melhores, mais amplas e mais duradouras serão as nossas relações com cada vez mais clientes...