Resumo de 2010

Qual seria o valor de uma comunicação que não é entendida? Na minha opinião, nenhum.. Somos seres comunicativos por excelência, e o valor de algo ou alguém só existe se outro alguém o reconhece, o aplica e recebe benefícios desta aplicação...

Digo isto porque sempre me dizem que consigo me comunicar de uma forma clara, concreta e importante para quem eu falo (meu público-alvo). E isso me deixa feliz, porque estas são, na minha opinião, as 3 grandes qualidades da comunicação. Então, usando da conhecida síntese, veja a seguir o resumo de respostas de auto-avaliação dos vendedores de software, coletadas no ano de 2010, em relação ao que são, como são e como podem melhorar e vir a ser em 2011..


Vendedores de SW Onde estamos melhor Onde mais precisamos melhorar
Como somos Conhecemos o produto e ouvimos os clientes Não conhecemos o mercado e somos ansiosos
Nosso objetivo Preocupamo-nos em oferecer produtos e serviços que atendam às necessidades dos clientes Temos dificuldade em mostrar o valor do produto ou serviço
O cliente perfeito Aquele que sabe o que procura
Atividades desempenhadas Definição do Público-Alvo e Posicionamento SWOT, Benchmarking, Definição de Canais de Venda e Prospecção
Nossas mensagens de Marketing e Vendas Preocupa-nos a organização e a beleza da apresentação Não somos completos nos dados apresentados e não induzimos o  cliente à ação
O que mais nos incomoda
Prospecção e abordagem a clientes
Fonte: Pesquisas feitas online e nos cursos da Engenharia de Vendas para Empresas de Software

Levar as práticas da Engenharia de Vendas para mais empresas brasileiras de software e aprimorar os seus respectivos vendedores com um treinamento de venda de software cada vez mais claro e concreto continuará a ser a nossa missão em 2011. Que nos encontremos no Novo Ano e que celebremos o crescimento das suas vendas!