Flip-flops ou havaianas?

Já ouviu falar de "flip-flops"? Flip-flops são sandálias de borracha que seguram os pés apenas através de tiras que passam entre os 2 primeiros dedos. Quem pensou em uma sandália do tipo "havaianas", pensou certo. Só que, até há alguns anos atrás, os americanos (os do norte) usavam flip-flops feitas de uma borracha dura, desconfortável, que não arqueava se os pés se arqueassem. Eram parecidas com aquelas sandálias "japonesas" que não são maleáveis e chegavam a machucar os pés, quando não faziam as pessoas cair..

Com um mercado grande como o norte-americano, você já pode estar pensando onde estavam as Havaianas, certo? Well, chegou um dia em que as Havaianas entraram no mercado pela porta da frente, através de manequins e nomeados ao Oscar (havia um kit Havaianas, de alto luxo, para os nomeados), devidamente mostrados pela imprensa de entretenimento. Hoje, anos depois, as Havaianas são um sucesso...
 
O que as sandálias Havaianas têm a ver com venda de software? Muito.. As Havaianas eram melhores do que as flip-flops em conforto e durabilidade.. "Não soltavam as tiras" (lembram da mensagem?)... E era assim que eram mostradas. O foco antes, aqui e lá, era nas funcionalidades das sandálias.. Não tinha casos de sucesso, canais de venda, posicionamento (virou "moda" e um "jeito descolado de viver" depois que foi aliada às celebridades, em novas cores, desenhos e modelos), nem incentivo à compra repetida (era uma sandália básica, para usar apenas em casa ou na praia/piscina, e, por ser tão durável, as pessoas compravam apenas um par)...

Alguma semelhança com nosso setor? Sim.. A venda "tradicional" de software é também basicamente focada nas funcionalidades, características técnicas e preço (do software)... exatamente como as Havaianas de décadas atrás..

Quer mudar isso? E vender mais? É hora de você aplicar a Engenharia de Vendas...

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