Concorrência se define por segmento/nicho. Venda também.

Verticalização é o foco e a abordagem da venda de soluções, principalmente as empresariais, por nicho ou segmento de mercado. Pode até parecer que o mercado fica menor quando atuamos verticalizadamente, mas, para a surpresa de muitos, as oportunidades de venda se ampliam.

Concorrência se define por segmento ou nicho, concorda? É por isso que o cliente, além de pensar nas necessidades dele, pensa prioritariamente nos concorrentes, no setor e, consequentemente, nos fornecedores que mais conhecem a realidade dele.

Fornecedores verticalizados, com atuação segmentada, têm, por sua vez, mais condição de conhecer as necessidades do cliente, de já vender para os concorrentes dele, de estar mais presente no setor e conhecer mais a sua realidade específica. E, se fazem assim, passam a oferecer não só a competência em tecnologia mas também a competência do conhecimento dos problemas específicos do negócio do cliente. Mais valor é provido a partir daí - e esse valor é facilmente reconhecido pelo cliente..

Se uma empresa desenvolve software sob demanda para diferentes ambientes e plataformas ou se vende um produto de software, a verticalização permite ao cliente o reconhecimento da nossa competência potencial para atendê-lo com tecnologia e serviços aplicados ao seu negócio específico. Isso, sim, torna mais fácil a nossa abordagem de venda e a construção de uma relação de confiança entre cliente e fornecedor que resulta em mais vendas..