O profissional com altos soft & hard skills é um profissional completo

Empresas dão muita ênfase aos "hard skills", ou seja às habilidades técnicas que o profissional deve ter para desempenhar sua função. Em venda de software, isso significa falar e escrever bem, conhecer muito bem o mercado (seus clientes reais e potenciais), a indústria (seus concorrentes) e o seu próprio portfolio (os produtos e serviços que ele tem a vender). Sem dúvida, é muito mais difícil vender quando não se tem esse conhecimento e aptidões. Temos que tê-los, sim!

Mas há um conjunto de habilidades, os chamados "soft skills", que dizem respeito à postura e à nossa atitude individual no relacionamento com outras pessoas. Quais? Como o vendedor atende o cliente, que clima ele é capaz de trazer para o ambiente onde está, como ele reage aos inevitáveis imprevistos do dia-a-dia, como ele se relaciona com clientes, chefias, pares e subordinados, como ele executa seu trabalho, o quanto sua palavra é confiável, como ele direta ou indiretamente ajuda os outros nos seus respectivos trabalhos, o quanto é íntegro.. É muito bonito ver uma pessoa com alto soft skill trabalhando, já que é, em essência, uma pessoa "catalizadora", que impulsiona os demais (e este talvez tenha sido um dos adjetivos que já me deram que mais sentí gratidão ao ouvir..).. Uma pessoa com alto soft skill pensa na equipe e no contexto e intuitivamente sabe onde melhor se posicionar para contribuir para o resultado total e dela própria.

Um profissional com alto soft skill é um profissional que compartilha, que não é egoísta (egoísmo profissional é tão míope, não deixa enxergar o quanto mina o potencial de realização de cada um - e, principalmente, do próprio profissional egoísta, tão ansioso por resultado...).

O profissional com alto soft skill é alguém que ouve: ouve o nome do novo cliente potencial e não se engana ao repetí-lo, ouve as sugestões que recebe, assim como possíveis objeções, e as trata de maneira adequada e sensível.

O profissional com alto soft skill é bem educado. Mantém a formalidade necessária nas relações de compra e venda, ao mesmo tempo em que é simpático e disponível. O cliente aprecia tratar com ele. Não só o cliente, a chefia, os pares e os subordinados também... (e você também, não é mesmo?)

O profissional com altos soft & hard skills é um profissional completo. É este, em suma, o tipo de profissional que queremos ser..