Do homem inteligente ao homem energia

Como acumular energia? E como usar esse acúmulo de energia na hora em que você mais precisa dela?

Pense em você próprio como um reservatório de energia. Nesse reservatório, há momentos em que você acumula energia e há momentos em que você perde energia. Há momentos em que o nível de energia está alto e há momentos em que o nível de energia está baixo. Ou mais alto e mais baixo. E como em qualquer reservatório real, você "não" quer que o seu nível de energia fique abaixo da linha mínima para a suficiência das suas atividades. Como em qualquer reservatório real, você "precisa" que o seu nível de energia fique acima da linha mínima para a suficiência das suas atividades. Na realidade, quanto mais alto estiver o seu nível de energia, mais suficiente e capaz você estará para exercer as suas atividades.

Se assim é, estaremos então evoluindo do "homo sapiens" para o "homo energia". Se assim é, do homem inteligente, não tão inteligente o tempo todo, poderemos chegar ao homem energia, que dispõe de e domina uma energia acumulada que o impulsiona nos momentos em que ele mais precisa.

Mas como é possível fazer isso? Além do esforço e da disciplina férrea na prática, no método e no desempenho de suas atividades, são 3 as realizações do homem energia.

O homem energia não desperdiça energia. Esta é a primeira realização. Não desperdiçar energia é acumular energia.

O quanto você desperdiça sua energia com sentimentos e sentidos? O quanto o medo, a culpa e o ego desperdiçam sua energia? O quanto o medo, a culpa, o ego, a irritação, o despreparo, o esquecimento, o passado e o futuro o tiram do momento presente, este que acontece "agora" (este em que você está na frente de quem você está e que, perdido, não mais se repetirá..)?

O homem energia reconhece as fontes de energia. Esta é a segunda realização. Reconhecer e se conectar a fontes de energia permite acumular energia.

Existem várias fontes de energia. O que você acredita (Deus, Mistério, Presença, Universo, você próprio, nada, o Vazio) e as pessoas com as quais você comunga propósitos (os grupos, as sanghas,  as comunidades, os departamentos, as associações) são poderosas fontes de energia. Seu propósito maior é uma fortíssima fonte de energia, assim como seu talento maior (o seu dom..).

O homem energia acumula energia. A prática continuada da concentração e da meditação permite esse acúmulo. O esforço repetido é recompensado. De 1 minuto que seja, olhos fechados observando os pensamentos que passam pela mente irriquieta, pode-se chegar a um tempo bem mais extenso de concentração.

Sim, esses esforços concentrados poderão ser transmutados em energia acumulada para uso nas nossas vidas profissionais, comunitárias e pessoais.. Essa energia acumulada será fundamental para aqueles momentos em que os outros mais precisam de nós.. Essa energia acumulada será essencial para aqueles momentos em que mais precisamos de nós mesmos...