Suportar é aguentar ou apoiar?

São várias as definições de "suportar": ser a base, suster o peso de, aguentar, sofrer, tolerar, admitir e arcar com. Apoiar não aparece como definição, embora suportar apareça como sinônimo de "apoiar". Entre os sinônimos de apoiar estão suster, suportar, ajudar, proteger, favorecer, até aplaudir..

O que entendemos como conceito, levamos para a prática. Se a empresa vê suportar como aguentar, é assim que os seus clientes serão tratados: tolerados, admitidos, aguentados.. Se a empresa entende suportar como apoiar, seus clientes serão ajudados, favorecidos, protegidos. A diferença de tratamento é grande. Mesma área (suporte técnico e comercial), mas diametralmente oposto "propósito". Enquanto uma tolera os clientes, a outra tem como propósito favorecê-los na forma de atender e nos prazos de resolução de problemas.

Suportar como aguentar ou apoiar também está presente nas relações pessoais. Aguentamos ou apoiamos nossos parceiros, associados, chefes, subordinados, pares, familiares, círculos de amizades?

Ou seja... é um peso ou uma alegria suportar o outro?

Porque se este for um peso, prepare-se para sofrer. Sim, porque não somos independentes. Pensamos que somos, mas não somos.. Parece que esquecemos o quanto maravilhosamente dependentes "realmente" somos uns dos outros. "Precisamos" de outros para sermos alimentados, "precisamos" de outros para produzir, para nos mover, para aprender, para compartilhar, para sobreviver, crescer! Nunca estamos sós, estamos sempre sendo suportados e suportando alguém de alguma forma..

A pergunta então é: você está sendo tolerado e tolerando? Ou sendo apoiado e apoiando?