Brasileiro tem a firmeza e a grandeza da herança de suas tantas raças...

E tanto se repete que "brasileiro tem complexo de vira-lata", que minha voz pode ficar perdida no meio dos gritos de uma torcida olímpica altiva (vira-lata? ao contrário! autoconfiante (até demais às vezes...)!). Mas vale ultrapassar o aspecto negligenciado do vira-lata para chegarmos às características comuns que possamos ter.

Vira-latas são cães ou gatos sem raça definida. São mestiços, miscigenados, de todas as cores, tamanhos, tipos e temperamentos. Muito inteligentes e afetuosos, são dóceis, companheiros e vigilantes, talvez mais do que os demais. Por serem híbridos, são mais saudáveis e resistentes: seus genes já foram testados e provados, sobrevivem às condições precárias de alimento e abrigo nas ruas (mais aqui).

Agora vejamos nós: brasileiros são humanos sem raça definida. São mestiços, miscigenados, de todas as cores, tamanhos, tipos e temperamentos. Muito inteligentes e afetuosos, são dóceis, companheiros e vigilantes, talvez mais do que os demais. Por serem híbridos, são mais saudáveis e resistentes: seus genes também já foram testados em condições precárias de alimento e abrigo.

Achar um bem num possível mal, ver além do normal, e, principalmente, não se deixar incomodar com estereótipos são lições que tiro destes minutos que aqui escrevo. A partir de agora, toda vez que alguém falar que brasileiro tem complexo de vira-lata, eu vou me lembrar, com um sorriso, da força, da grandeza, da variedade, da inteligência, da afetuosidade e da saúde dos vira-latas.

Sim, sim... Só uma correção: Brasileiro não tem o complexo do vira-lata. Brasileiro tem a firmeza e a grandeza da herança de suas tantas raças...