Liderança se conquista e se sustenta com Integridade

E tão grande é hoje a consciência de que é preciso treinar pessoas para assumir cargos de liderança. E positiva e necessária esta consciência é. Mas pré-requisito há: para entender os liderados, para ajudá-los a ir e chegar além, todo líder deve olhar pelos olhos dos que lidera. Só assim, genuinamente, entenderá suas resistências, preocupações e objeções... antes mesmo até que elas ocorram...

Cargo nenhum pode ser maior do que a pessoa. E liderança não se restringe a cargos. Todo aquele que vê o que outros ainda não veem é/será um líder, em um ou outro momento. Se, além da visão, ele já se deu conta do impacto de suas ações nos outros e da necessidade de olhar através dos olhos dos outros, os outros dele precisarão, com ele estarão, e líder ele começará a ser.

E, no nosso caso, lembremos que quem é vendedor tem um quê e um porquê de líder. Ele vê um cenário futuro que hoje o cliente não vê. Ele traz um benefício que hoje o cliente precisa, deseja. Ele é ouvido pelo cliente. Mas... vendedores que não inspiram confiança, vendedores que esquecem que clientes querem falar sobre eles próprios e vendedores que não vendem... estes, não são líderes...

Para um vendedor ser líder, ele tem que falar a verdade. Para um vendedor ser líder, ele tem que demonstrar o porquê da compra. Para um vendedor ser líder, ele tem que ser consistente e confiável nas entregas que faz. Se assim não for, a confiança dos outros ele não vai ter.

E perceba que a liderança na venda vai além do contratar gente para gerenciar, prospectar, visitar clientes... Liderança na venda envolve também o que priorizar (tão melhor do que cobrar...) do vendedor, como abordar o cliente, o que e como demonstrar, apresentar, atender, servir. É construir a cultura do olhar através dos olhos dos clientes, vê?

Enquanto o vendedor que almeja ser líder e o diretor que deseja ter vendedores líderes em sua equipe não se derem conta que deles deve partir a confiança que será condição e pré-requisito para a sua liderança (e compras dos clientes), curso nenhum de liderança vai ajuda-los a serem os líderes que eles podem vir a ser.

(o mesmo para o Brasil: enquanto os brasileiros não verem que a confiança que inspiram e merecem dos outros é básica para as relações pessoais e comerciais, nosso país não vai crescer o que pode vir a crescer...)

O sempre é a soma e o espelho dos agoras. É hora da Integridade. Agora. 

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