Cliente não tem amnésia

Se o cliente reclama mais de uma vez sobre o atendimento, produto ou serviço de uma empresa e a empresa não dá atenção porque subestima o que ele fala, o que acontecerá, amanhã, daqui a um mês ou um ano? Cancelamento de contrato pelo cliente? Menos clientes? Mais reclamação de clientes em carteira? Nada?

Atenção, esta cena pode estar acontecendo neste momento onde você trabalha. Observe quantas vezes o vendedor, o atendimento, o suporte, o desenvolvimento, o marketing e a alta direção subestimam o que ouvem sem examinar se o que ouvem tem fundamento

Se muito tempo se passa sem ação e correção, quando necessária, pouco adianta resolver um problema de um cliente com razão que reclamou 1, 2, 10 vezes e não foi ouvido.

Cliente não tem amnésia
. Em algum momento vai agir. Já empresas pouco aprendem com o número de reclamações que só entenderam bem depois... amnésia aí?

Se a empresa não quer perder negócio por si própria, melhor abrir os ouvidos e achar o fundamento (a real causa!) das reclamações dos seus clientes. Melhor ainda será olhar através dos olhos dos clientes. Olhando através dos olhos do cliente, a empresa se manterá focada e 100% atenta para prever, ver e entender como fazer para o cliente não precisar reclamar... 

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