Vamos fazer tudo simples, realmente simples

"As pessoas que são loucas o suficiente para pensar que podem mudar o mundo são as que mudam o mundo." ("Pense Diferente", campanha da Apple em 1997)

Pelos filhos, para que os filhos tivessem um registro sobre o que ele pensava e sentia enquanto se dedicava a mudar o mundo, Steve Jobs convidou Walter Isaacson a escrever a sua biografia. Seja pela identificação, validação, coincidência ou fundamentação, seguem as frases, princípios e cenários que mais me chamaram a atenção nas 600 páginas escritas por Isaacson no livro à venda. Este é o meu takeaway.

"Intuição é mais poderosa do que intelecto. O pensamento racional ocidental não é uma característica humana inata, é aprendido. Nas vilas da Índia, é aprendida a intuição e a sabedoria empírica, baseada na observação." (Jobs) (mesma percepção em minhas temporadas na Índia)

"Você nunca deveria começar uma empresa com o objetivo de ser rico. Seu objetivo deveria ser fazer algo que você acredita e construir uma empresa que dure." (Jobs falando sobre o que aprendia com Mike Markkula, seu mentor)

"Markkula escreveu seus princípios em uma página com o título "A Filosofia do Marketing da Apple" que enfatizava 3 pontos:
  1. empatia: nós verdadeiramente entenderemos as necessidades dos nossos clientes melhor do que qualquer outra empresa
  2. foco: para fazer um bom trabalho no que decidimos fazer, precisamos eliminar todas as oportunidades não importantes
  3. atribua: podemos ter o melhor produto, a mais alta qualidade, o software mais útil, etc...  mas se nós os apresentamos de uma forma desleixada, eles serão percebidos como desleixados. Se os apresentamos de forma profissional e criativa, estaremos atribuindo a eles estas qualidades [e isto é o que queremos]." (quanta similaridade há entre a Filosofia do Marketing da Apple e os princípios da metodologia da Engenharia de Vendas)
"Simplicidade é a sofisticação final." (Leonardo da Vinci)

"A Xerox poderia ter sido dona da completa indústria de computadores, [mas] eles tinham a cabeça de copiadores que não tinham ideia sobre o que um computador poderia fazer." (Jobs)

"Steve vive num campo distorcido da realidade. Isso o levou a mudar a realidade." (Bud Tribble) (um campo distorcido da realidade é um "fenômeno no qual as habilidades intelectuais, de persuasão e a persistência de um  indivíduo fazem com que outras pessoas acreditem na possibilidade de realizar tarefas muito difíceis". Condição para inovadores?)

"Por ter a expectativa que eles vão fazer grandes coisas, você pode levá-los a fazer grandes coisas." (Jobs)

"O principal no nosso design é fazer tudo intuitivamente óbvio. Parte da razão de modelarmos nossos computadores em metáforas como a mesa de trabalho é para aproveitar a experiência que as pessoas já têm.Vamos fazer tudo simples, realmente simples." (Jobs)

"Novas ideias são apenas parte da equação. A execução é tão importante quanto."

"Ao contrário de outros desenvolvedores, Jobs não acreditava que o cliente estava sempre certo; se eles resistiam a usar o mouse, eles estavam errados."

"Não comprometa a entrega. Melhor perder do que entregar errado. Não está pronto até estar entregue." (Jobs)

"A jornada é a recompensa." (Jobs)

"Clientes não sabem o que querem até nós mostrarmos a eles." (Jobs, visão de um notebook em 1982...)

"Para o perdedor agora / estará tarde para vencer..." (Bob Dylan)

"Sempre estive interessado em combinar arte e tecnologia." (Jobs) (e você? o que está interessado em combinar? tecnologia e mais o que?)

"Produtos têm essência, um propósito para os quais foram desenvolvidos. Se tivessem sentimentos, desejariam satisfazer esta essência. A essência de uma tela de computador é ser a interface com o ser humano."

"Ao infinito e além!" (Buzz Lightyear)

"Empresas duradouras sabem como se reinventar." (Markkula)

"Steve tem tido a maior das intuições sobre o impacto que ele quer que a sua marca tenha nas pessoas. Ele é muito passional  e emotivo sobre seus produtos." (Lee Clow)

"Descobri que a melhor inovação é algumas vezes a empresa, a forma como você organiza a empresa." (Jobs)

"Um dos princípios básicos de Steve foi o de que hardware e software deveriam estar completamente integrados."

"As pessoas lidavam com problemas criando apresentações. Eu queria que eles conversassem e  chegassem a um acordo." (Jobs)

"Vamos vencer pela inovação. E você não  pode vencer pela inovação se não se comunicar com os clientes." (Jobs)

"A lojas da Apple deveriam estar em shopping centers e em áreas com muito tráfego a pé, não importa quanto custassem. Deveriam estar organizadas não em relação a produtos, mas ao que as pessoas fazem. As lojas se tornariam a mais poderosa expressão física da marca." (Ron Johnson)

"Se algo está errado, você não pode simplesmente ignorar e dizer que consertará mais tarde. Isso é o que outras empresas fazem." (Jobs)

"Sabíamos que o que fazíamos era muito bom  porque queríamos muito tê-lo pessoalmente." (Jobs)

"Não quero outra pessoa/empresa controlando uma grande parte da experiência do usuário." (Jobs)

"Jobs não organizou a Apple em divisões semi-autônomas. Ele controlou de perto todos os seus times e os fez trabalhar como uma coesa e flexível empresa, com um único resultado de lucros e perdas."

"Se você não se canibaliza, outro o canibalizará." (Jobs)

"Começamos com uma versão e refinamos, refinamos, fazendo modelos detalhados de design e funcionalidades. É muito trabalho, mas no final vem o "uau, como eles fizeram isso?." (Jobs)

"Criatividade nasce de encontros espontâneos, discussões aleatórias na empresa.Você encontra alguém pergunta o que ele está fazendo e logo virão vários tipos de ideias." (Jobs)

"Quando você vê algo que é tão pensado por fora, você pensa que deve ser pensado por dentro também. Fazemos progresso removendo o supérfluo." (Jobs)

"Vamos fazer isso funcionar. Momento da aposta, do alto risco e da alta recompensa se tivessem sucesso."

"Jobs insistia para que a Apple mantivesse o foco em apenas duas ou três prioridades por vez."

"Sim, você pode fazer. Entenda o desafio. Você pode fazer isso." (Jobs)

"Jobs tinha a habilidade de ser ao mesmo tempo um pensador estratégico e um mestre nos menores desafios."

"Se ele sente que está certo, ele vai em frente e não se questiona." (Art Levinson)

"Apenas fale a verdade, os dados." (Regis McKenna)

"O que você vê é o que você ganha." (Jobs)

"Não somos perfeitos. Fones não são perfeitos. Todos sabemos  disso. Mas queremos fazer nossos clientes felizes." (Jobs)

"Melhor não brincar com o karma." (Jobs)

"Jobs fazia questão de ser brutalmente honesto."

"Responsabilidade é rigorosamente aplicada." (cultura Apple)

"Ele criou uma empresa cheia de excelentes profissionais."

"Ele foi um mestre em juntar ideias, arte e tecnologia para inventar o futuro."

"Em 2001, Jobs teve uma visão: computadores pessoais serviriam de "hubs" para uma variedade de equipamentos, como tocadores de músicas, filmadoras, fones e tabletes - e isto fortaleceu a Apple, que desenvolveu produtos end-to-end que eram simples de usar. Em 2008, Jobs teve a visão da próxima onda da era digital: os hubs passariam a estar nas nuvens. Nossos arquivos seriam armazenados em servidores remotos gerenciados por empresas confiáveis e estariam disponíveis para uso em qualquer equipamento e em qualquer lugar."

O que era visão se tornou realidade e mudou o mundo.

Bet comes before doing.
Obrigada, Steve Jobs!