Mais empatia em relação aos clientes e percepção em relação a si mesmo

Começo o dia sem conhecer com quem vou trabalhar. Cada turma é única, diferente, cada pessoa é única, diferente. O que me encanta no trabalho que faço é a certeza que ao final do dia, de cada dia em que ministro o Curso da Engenharia de Vendas, eu vou vê-los muito mais empáticos em relação aos clientes e "acordados" em relação a si mesmos

"Eu estou terminando hoje mais corajosa", "estou saindo do treinamento com muito embasamento técnico e com uma metodologia para gerar mais e melhores vendas", "momento enriquecedor e motivante para o meu negócio", "instigada", "um tapa na cara" (acordado...), "muito conteúdo e ferramentas úteis", "excelente metodologia de vendas", "visão sistêmica de como podemos aumentar nossos resultados", "foco em decisões baseadas em métricas nunca foi tão claro", "profundo"... Estes foram alguns dos relatos de profissionais de empresas de software e de startups (incubadas na Jump, aceleradora do Porto Digital) ontem no Recife. Provocados pelas perguntas e investigações em curso, eles enxergaram a si próprios e às suas empresas olhando através dos olhos dos seus clientes. Este processo é transformador... e altamente motivante, empolgante, vibrante!

PS: É isso que me move. É isso que me torna mais empática em relação aos clientes e acordada em relação a mim mesma... em um processo de recursão infinita! 
Gratidão, turma!