Mapa mental para a venda engenharizada (novo e exclusivo!)

Entender significados é fundamental para escolher opções. Qual é a diferença entre arte e engenharia? E qual é a implicação que isto traz para quem trabalha com software?

"A arte é uma gama diversificada de atividades humanas na criação de artefatos visuais, auditivos ou performáticos, expressando ideias imaginativas, conceituais ou habilidades a serem apreciadas por sua beleza ou poder emocional. A engenharia é um campo científico e um trabalho que envolve tomar nossa compreensão 'científica' para inventar, projetar e construir o necessário para resolver problemas e alcançar objetivos práticos." (Lexico)

Venda de software não é arte. Venda de software é engenharia, uma série de fases conjugadas, complementares e em sequência que levam profissionais de software a ajudar cada cliente a entender o valor da solução desenvolvida.

A venda de software engenharizada é o resultado da aplicação da Metodologia da Engenharia de Vendas para Empresas de Software no dia-a-dia das equipes de vendas e pós-vendasComo tal, a venda engenharizada é a soma de atividades de investigação, validação, inteligência, definição, ação e resultados, distribuídas em dez fases específicas e suas respectivas entregas. Supera a mecânica da venda com a inteligência da venda de software focada no comprador.

A Engenharia de Vendas é uma ciência de resultados que exige capacitação e reciclagem presencial.  Capacitar e reciclar profissionais de software a olhar através dos olhos dos seus clientes é o porquê da minha missão. A visão ampliada e os resultados que seguem os surpreendem.

O novo e exclusivo mapa mental abaixo é uma nova forma de mostrar o que é e como se compõe a venda de software segundo e seguindo a Engenharia de Vendas. Além das claras diferenças, este é mais um instrumento de compreensão da razão para a transição da venda arte/tradicional para a venda engenharizada de software. Que lhes seja útil!