Quer crescer, inovar, liderar? Forme suas equipes com A-players.

100% dos dirigentes de empresas de software que respondem à minha pergunta "quais são seus reais diferenciais?", incluem suas próprias equipes nas respostas. Mais perguntas seguem, mais horas e dia(s) de convivência seguem (com a realização da capacitação e da mentoria/consultoria que pode vir em seguida), e, por vezes, fica claro que aquela resposta inicial é mais um desejo do que uma realidade...

Se ainda não é realidade, pode vir a ser. Mas esta realização exigirá uma firme decisão do(s) dirigente(s) da empresa. 

Nos últimos 2 dias vi 2 vídeos de Steve Jobs em diferentes momentos que falam exatamente sobre a necessidade, essencialidade e prioridade que as empresas devem dar à procura, escolha, trabalho e organização de profissionais extraordinariamente talentosos.

No vídeo 1, Jobs faz uma revelação: “na maioria das coisas na vida, a variação dinâmica [de resultados] entre “a média e o melhor” é de 2 a 1. Em software, a diferença [de resultados] entre o melhor e a média é de 50 a 1, talvez 100 a 1. Eu sinto [que] muito do meu sucesso foi achar pessoas verdadeiramente dotadas - não me acomodando com pessoas de desempenho B ou C e realmente [apenas] contratando 'A-players' [pessoas de alto desempenho]. Quando fazemos esse enorme trabalho de achar os A-players, eles realmente gostam de trabalhar com outros A-players e não querem mais trabalhar com B e C-players. Construímos grupos de pessoas de A-players, que se propagaram.”

"A-players"? Mary Ray mostra as características dos A-players neste artigo da Forbes: 

  • amam competir
  • responsabilizam-se pelos seus desempenhos, não colocam culpas em outros
  • acreditam que vencerão
  • internalizam a cultura e os objetivos da empresa em que trabalham
  • focam e priorizam o que é prioritário
  • são autodisciplinados
  • são motivados
  • são íntegros (não mentem, não omitem, não escondem)
  • entendem pessoas, situações, cenários
  • antecipam-se, preparam-se, cumprem
  • têm senso de urgência, não adiam

No vídeo 2, Jobs mostra a organização: “não existem comitês na Apple, somos organizados como um estrelato [com o status de pessoas que são reconhecidas como de alto desempenho (A-players)]. 1 pessoa é responsável por cada área e nós todos nos encontramos por 3 horas, todas as semanas, para conversar sobre tudo o que estamos fazendo. Há um tremendo trabalho em equipe no topo da empresa, que se transforma em um tremendo trabalho de equipe em toda a empresa - e trabalho em equipe é dependente de confiar que os outros estão fazendo a sua parte sem ter que observá-los todo o tempo."

(Anos mais tarde, a Google divulgaria uma pesquisa interna com a mesma conclusão: "a confiança é resultado do trabalho integrado, responsável, consistente, pontual e de qualidade dos membros da equipe. Grupos excelentes são formados por pessoas que confiam umas nas outras. A confiança recíproca fortalece a confiança do grupo", leu?)

Mas Jobs fez um alerta legítimo no final do vídeo 2 que nenhum dirigente de empresa pode esquecer: "se você quer contratar excelentes profissionais e quer que eles fiquem trabalhando para você, você tem que deixar eles tomarem decisões e tem que gerir a empresa por ideias e não por hierarquia. As melhores ideias devem vencer. Se não for assim, os bons não permanecem.”  

Sim, sim, sim...