Só entendendo o que é trabalho, é possível provocar e resolver...

Mais do que um conjunto de atividades a serem realizadas, o trabalho é uma atividade que envolve esforço mental e físico para atingir um propósito ou resultado

Enquanto estudamos (o primeiro dos "trabalhos" nas nossas vidas) e trabalhamos, precisamos nos esforçar para crescer mentalmente e fisicamente. Enquanto humanos, precisamos de propósitos que definem o foco para os resultados que pretendemos atingir (incluindo a independência financeira que temos com os ganhos recebidos do trabalho).

"A pessoa humana é um ser físico, um conhecedor e um agente responsável. Somos pessoas em relação a outras pessoas, à sociedade, a Deus, e ao fim ou propósito da vida humana." (fonte: Phil280, University of Chicago) 

Não há como existir sem aprender e sem se responsabilizar. Não há como existir sem o trabalho. Trabalhar é inerente ao ser humano, é essencial à sua felicidade. Prosperidade e sucesso nascem e crescem do trabalho que é bem executado.


Partindo desta verdade essencial, permita-me fazer a você 3 provocações:

1- pare de falar tanto sobre "você" no trabalho, no ambiente de trabalho e em postagens no LinkedIn. O relato de características e preferências pessoais tem tomado uma liderança indevida no ambiente e nas redes de trabalho. A hora do recreio numa escola não pode ser maior que o total de horas das aulas; metaforicamente, a hora do recreio em empresas e redes de trabalho não pode ser maior que o total de horas das aulas. Discuta suas bandeiras e publique fotos particulares em momentos e fóruns adequados. Lembremos: equipes excelentes dedicadas a propósitos desafiantes precisam confiar no esforço mental e físico de seus integrantes para atingir os resultados desejados. Foco no trabalho!

2- não separe pessoas, agregue-as. Não generalize conclusões, individualize-as. Não reclame de situações, sugira soluções. Sem ser, não se assuma representante de um grupo. Menos você, mais trabalho: foco no resultado do trabalho!

3- quando o que estava acertado se torna inviável, quando o que se pensava entendido vira desavença, quando um imprevisto causa uma urgência, 3 palavras ditas com intenção, disposição e conhecimento são palavras de imenso poder: vamos resolver isso. Pode usá-las quem conhece, tem responsabilidade e sabe do seu papel em relação às outras pessoas (definição do ser humano acima, releia-a). Experimente colocar estas palavras em prática e agir de acordo com o que elas dizem: as pessoas ao seu lado agradecerão.

Esta é a minha contribuição de hoje para você, especificamente. Receba-a com o mesmo cuidado e reflexão com a qual ela lhe está sendo dada. Vamos resolver isso.