Ignorar o que está errado impede a sua correção

Faça as perguntas certas, reflita sobre as respostas que recebeu, teste hipóteses, produza, venda e mantenha seus produtos e serviços com excelência. Percepção, atenção e memória serão exigidas a todo momento - e quanto mais você as exercita mais apto estará.

Nosso cérebro tem 2 hemisférios que trabalham juntos. O lado esquerdo, dominante, é responsável pela lógica, raciocínio, linguagem e fala. O lado direito cria, interpreta, processa e classifica o que vê, sente e experimenta. 

Em cada pequena ou grande decisão que tomamos, precisamos dos nossos 2 hemisférios para:

1- acumular e resgatar conhecimentos teóricos e práticos;

2- ativar o nosso mecanismo de inferência. Uma inferência é uma conclusão baseada em evidências através de 3 tipos de pensamento lógico:

  • deduções: partindo de afirmações iniciais corretas, a conclusão estará garantidamente certa (o mais seguro dos 3 tipos);
  • induções: partindo de observações específicas, a conclusão estará provavelmente certa;
  • abduções: partindo de observações incompletas, a conclusão será uma possibilidade;

3- selecionar a conclusão mais segura para tomarmos as melhores decisões para cada curso da ação.


O cérebro que cria, acumula, resgata, ativa, infere, seleciona e decide continuamente é, efetivamente, muito inteligente. Nossas motivações humanas mais básicas são percebidas, sentidas e experimentadas por ele. A busca pela verdade, satisfação das necessidades, eficiência, criatividade e autopreservação passa por ele. A percepção do que é certo e do que é errado nesta busca individual também passa pelo nosso racional. Falhas na percepção produzem falhos resultados. Repetidas falhas na percepção produzem repetidos falhos resultados. Seria esta repetição de falhas um "destino"? Ou uma inabilidade

Ignorar o que está errado impede a sua correção. A falta de vontade para aprender e a objeção ao aprendizado estagnam pessoas. Este problema não é coletivo, é individual. 

O mérito de perceber, aprender e resolver as circunstâncias do seu momento atual será exclusivamente seu. Querer exige foco e determinação. Querer aprender e se preparar exige ação. Adiar esta ação não mudará uma situação.


Agende-se: