Objeção é (também) oportunidade

Da próxima vez que alguém discordar do que você falar, coloque-se "muito rapidamente" no lugar dele. Será que ele ...

  • conhece e tem experiência no que você falou?
  • enxerga o que é causa e o que é consequência?
  • tem interesses contrários ao seu?
  • duvida de você? por que?

Ou será que é você quem precisa...

  • escolher melhor com quem falar?
  • ter mais preparo, conhecimento e experiência?
  • enxergar o que é causa e o que é consequência?

Mais do que uma discordância, o valor de uma objeção está na oportunidade de aprendizado / ensinamento que ela pode trazer. 

Se o outro demonstra ter preparo, conhecimento e experiência e discorda de você, faça perguntas específicas e de valor que lhe permitam ver o que ele vê, entender o que ele entende e, possivelmente, ajudar no que ele precisa. Aprenda com ele.

Se o outro não demonstra ter preparo, conhecimento ou experiência no assunto e, ainda assim, discorda de você, seja, antes de tudo, "paciente" - e, se possível, entusiasme-se com a possibilidade de alargar a visão do outro. Ao expor uma situação, produto ou possível futuro, raciocine "através dos olhos de quem irá ouvi-lo". Contextualize sua fala à realidade dele e tenha evidências que mostrem os porquês do que expõe e propõe. Ensine a ele. Saiba, porém, que quem não sabe não se dá conta de que "não sabe o que deveria saber antes de discordar". Pedir ao outro, com sincero interesse, um exemplo prático e evidência que o leva a discordar pode levar o outro a se aperceber da fragilidade da sua própria discordância.

Diariamente, atente-se que é muito fácil confundir consequências com causas. Ver uma consequência como causa "impede" a consciência e a correção das reais causas dos problemas bem como a compreensão do entendimento do outro. Amistosamente, procurem, aprendam e ensinem-se mutuamente.