Para explorar e avançar, sem nos perder entre pontos de partida e de chegada, precisamos de instrumentos de orientação. Dois deles se destacam: os pontos cardeais e as virtudes cardeais.
1- Os Pontos Cardeais:
Os pontos cardeais são as
4 direções principais usadas para a nossa orientação geográfica: Os pontos cardeais são fundamentais para a orientação espacial na n
avegação terrestre, marítima e
aérea, na cartografia, na ciência e na astronomia. Em situações de sobrevivência em terrenos desconhecidos, saber identificar o norte usando a bússola - ou as estrelas - pode salvar vidas. Pontos cardeais ajudam
a planejar rotas de transporte de forma a otimizar entregas e a reduzir custos, a
identificar áreas prioritárias de vendas e até a associar aventura ou proximidade a um projeto ou produto.2- As Virtudes Cardeais:
As virtudes cardeais são as 4 qualidades principais que todo ser humano precisa ter para avançar, liderar e não se perder nos caminhos da vida:
- Temperança
- Fortaleza
- Justiça
- Prudência
A temperança é o comedimento, o autocontrole que evita excessos temporários. A fortaleza é a coragem, a determinação, a paciência e até mesmo a generosidade no enfrentamento de desafios, previstos ou imprevistos. A justiça é o cumprimento das obrigações morais e legais, a imparcialidade, o essencial senso de proporção. E a prudência é decidir o que é certo na hora certa. É a prática das 4 virtudes cardeais que leva ao amadurecimento e à sabedoria. É a atenção contínua a estes poderosos instrumentos de orientação que evita perdas e arrependimentos.