Vida longa e próspera às empresas brasileiras de software! (a falta da necessidade é a razão no. 1 para o fracasso de startups? sim ou não? como lidar?)
28 empreendedores de startups estão à minha frente no final de uma tarde de sábado durante recente Bootcamp Regional InovAtiva. Iremos passar a próxima hora desconstruindo a venda para construi-la sob nova engenharia, e pergunto:
- se o potencial de software é tudo o que pode ser virtualizado, processado, integrado e auditado... qual é a dificuldade para vender? e, no caso das startups de vocês, qual é a dificuldade para sobreviver - e crescer?
"Preço", alguém logo fala. "Falta de planejamento", diz outro. "Desenvolver algo para alguém usar", vem de outro. "Não conhecer o cliente", mais um fala. "O cliente tem a necessidade?", pergunta-se um último.
Coloco em discussão a última questão, que é exatamente a primeira grande dificuldade a trabalhar... A discussão flui e vão ficando claros dois pressupostos básicos:
- sem necessidade, objetivo, ou desejo específico e prioritário do cliente não há venda
- sem venda não há sustentação para uma empresa sobreviver e crescer
Se a necessidade é prioritária e o custo da não compra é alto, o cliente não adia a sua decisão de compra. É onde queremos chegar. Entender e desenvolver o que é realmente necessário, específico e prioritário para um público-alvo bem definido é requisito número 1 para a venda.
Dentro deste tema, a CB Insights fez uma pesquisa em fevereiro/2018 sobre as 20 razões que levam ao fracasso das startups. O resultado reafirma a prioridade da necessidade da necessidade. A primeira razão, com 42% das respostas, é "não existir a necessidade do mercado". A segunda razão, com 29% das respostas, é "falta de capital". Segue a lista com as 20 maiores razões de fracasso das startups, segundo a pesquisa:
As respostas podem variar com os grupos e com o tempo? Sim, podem. Mas o que não se pode esquecer é que a venda de software depende, prioritariamente, da necessidade de grupos de clientes que juntos formam mercados. Quanto mais concreta for a necessidade do mercado, quanto maior for este mercado, quanto mais urgente for a solução para esta necessidade e quanto mais eficaz for a solução desenvolvida para esta necessidade, mais chances terão empresas de software, startups e não startups, para garantir vidas longas e prósperas ao que fazem e para quem fazem!
- se o potencial de software é tudo o que pode ser virtualizado, processado, integrado e auditado... qual é a dificuldade para vender? e, no caso das startups de vocês, qual é a dificuldade para sobreviver - e crescer?
"Preço", alguém logo fala. "Falta de planejamento", diz outro. "Desenvolver algo para alguém usar", vem de outro. "Não conhecer o cliente", mais um fala. "O cliente tem a necessidade?", pergunta-se um último.
Coloco em discussão a última questão, que é exatamente a primeira grande dificuldade a trabalhar... A discussão flui e vão ficando claros dois pressupostos básicos:
- sem necessidade, objetivo, ou desejo específico e prioritário do cliente não há venda
- sem venda não há sustentação para uma empresa sobreviver e crescer
Se a necessidade é prioritária e o custo da não compra é alto, o cliente não adia a sua decisão de compra. É onde queremos chegar. Entender e desenvolver o que é realmente necessário, específico e prioritário para um público-alvo bem definido é requisito número 1 para a venda.
Dentro deste tema, a CB Insights fez uma pesquisa em fevereiro/2018 sobre as 20 razões que levam ao fracasso das startups. O resultado reafirma a prioridade da necessidade da necessidade. A primeira razão, com 42% das respostas, é "não existir a necessidade do mercado". A segunda razão, com 29% das respostas, é "falta de capital". Segue a lista com as 20 maiores razões de fracasso das startups, segundo a pesquisa:
- mercado não tem a necessidade
- startup fica sem dinheiro
- a equipe não é a certa
- a concorrência é melhor
- preços, custos
- produto não é amigável
- produto não tem modelo de negócio
- marketing falho
- clientes ignorados
- momento inadequado
- falta de foco
- falta de harmonia na equipe e entre os investidores
- más mudanças
- não há paixão
- expansão geográfica falha
- investidores não estão interessados
- questões legais
- não usa rede de apoio
- exaustão
- falha na tração"
As respostas podem variar com os grupos e com o tempo? Sim, podem. Mas o que não se pode esquecer é que a venda de software depende, prioritariamente, da necessidade de grupos de clientes que juntos formam mercados. Quanto mais concreta for a necessidade do mercado, quanto maior for este mercado, quanto mais urgente for a solução para esta necessidade e quanto mais eficaz for a solução desenvolvida para esta necessidade, mais chances terão empresas de software, startups e não startups, para garantir vidas longas e prósperas ao que fazem e para quem fazem!