A passagem suave de bastão no atendimento aos clientes por diferentes pessoas e áreas da empresa exige e gera excelência

Excelência no trabalho exige aptidão, preparação, qualificação, diferenciação e dedicação. A facilidade na ação, a seriedade no estudo e avaliação, o entendimento dos cenários, a criatividade nas alternativas e o acúmulo de horas trabalhadas constroem a excelência de um profissional.

Se ele trabalha em grupo, o critério "coletivo" se junta ao critério "individual". Cresce o desafio da excelência. Se o profissional trabalha em grupo, a ele não bastará ser excelente individualmente. Se o time, squad ou equipe não estiver alinhado e trabalhando conjuntamente em excelência, perda haverá.

E quanto mais a empresa de software é técnica no DNA e no atendimento comercial, tanto maior pode ser a resistência à necessidade de reuniões intersetoriais e repetidas explicações sobre a necessidade e o princípio de olhar através dos olhos dos clientes

É tão mais fácil trabalhar sem interrupções para reuniões e explicações, não é mesmo? Tanto tempo parece ser perdido com reuniões improdutivas (que sim, existem)... especialmente se essas reuniões e explicações são com pessoas de outras áreas e reúnem quem não prioriza entender e bem atender o cliente, sim?

Não.

A compreensão do papel de cada setor dentre da empresa, o entendimento das causas e consequências de cada decisão e ação intra e intersetorial e a importância da ação coordenada para a passagem suave de bastão no atendimento aos clientes por diferentes pessoas e áreas da empresa exigem e geram excelência em recursão infinita. Foco, foco, foco!

O despertar consciente dos profissionais e dos setores a se verem como integrantes do processo integrado da atividade da empresa é essencial para evitar desperdícios e aumentar a excelência empresarial. A excelência de cada empresa depende da excelência do grande grupo formado pelos tantos grupos, setores, áreas, squads e profissionais da empresa que muito bem entendem e atendem aos clientes. E assim fazem quando, de forma contínua e concreta, engenharizam as suas vendas.