O que vamos aprender hoje?

O que faz algo que é ouvido ser guardado e lembrado? O que faz algo que é ouvido - ou lido - se tornar guia ou fonte de inspiração e ação para quem ouve ou lê?

Situação? Momento? Ouvido atento? 100% presença? Sincronia? Sintonia? Admiração? Surpresa? Lição? Sentimento? Necessidade? Realização?

Um me diz "aprendi com você a chegar na hora", outro fala "aprendi com você a olhar através dos olhos dos clientes" e outros "a saber que tenho que responder 'por que você?' 'por que agora?' ", "a falar em termos de resultados para o cliente", "a saber que tenho de levantar as métricas", "a ouvir o cliente", "a fazer perguntas de qualidade", "a vender por valor e evidência", "a ser firme nos princípios e suave nas pessoas", "a saber que dever vem antes de direito", "a ter um código de honra"... Em horas assim quem ouve em silêncio sou eu. Sempre me surpreendo com a quantidade de vezes que pessoas me dizem que (e o que) aprenderam comigo. Compartilho como observo e ajo (perfil?), mas com elas sempre aprendo! Aprender é um processo de recursão infinita... e tanto há a aprender, entender, aprofundar, melhorar!

Várias são as situações em que vejo os outros acertando, errando, aprendendo, não aprendendo ou precisando de mais tempo para aprender. Tudo a seu tempo. "É difícil explicar quando o outro está decidido a não entender", disse um autor desconhecido. Thomas Sowell diz que "quando você quer ajudar 'às pessoas', você fala a verdade para elas; quando você quer 'se' ajudar, você diz a elas o que elas querem ouvir". Talvez esta seja uma razão para o ceticismo. Saber bem os porquês, o momento, a linguagem e a pessoa certa para quem explicar, com autenticidade e verdade, torna mais fácil fazer o outro entender - e decidir entender.

Desde a primeira vez que ouvi esta pergunta de uma freirinha que foi minha professora na terceira série do primeiro grau, logo que acordo penso "o que vou aprender hoje?" com enorme alegria! Guardei a frase na memória, virou fonte de inspiração! E que assim seja para você também!

O que você vai aprender hoje? O que vamos juntos aprender de bom e de melhor hoje?