Honestidade é o melhor curso e princípio de ação

Já ouviu falar do crash das tulipas holandesas? Este foi o resultado da especulação a valores extremos durante a primeira grande bolha financeira da história. Pessoas compravam a crédito na esperança de vender no futuro com imenso lucro. 1.000 dias separaram a alta da baixa extrema, deixando um rastro de dívidas da população.

300 anos depois, vivemos a bolha pontocom no mercado de ações norte-americano. A adoção imediata e os múltiplos usos da Internet nos lares e negócios levou ao surgimento de investidores ávidos por oportunidades e exageradas avaliações de startups. "Com os mercados de capitais investindo pesadamente, startups entraram em uma corrida para crescerem rapidamente. Abandonaram a responsabilidade fiscal, gastaram uma fortuna em marketing para estabelecer marcas que as diferenciassem da concorrência e chegaram a gastar até 90% do orçamento em publicidade" (Investopedia). 1.000 dias separaram a abundância da quase ausência de capital de risco. Novo crash.

Aprendemos.

Se hoje investimentos são mais difíceis de obter, e investidores são mais exigentes e não se deixam levar facilmente pelo canto da sereia, cada "novo campo de tecnologia" provoca o desejo de estar entre os primeiros a investir e a desenvolver. 

Aprendemos?


Não importa o campo da tecnologia onde você trabalha, "a honestidade é a melhor política de ação" (Don Samoil). Toda empresa / startup deve trabalhar duramente para ter respostas honestas para as perguntas honestas de investidores. "Por que você projeta receitas em $ ___ no final do ano de ___?" Saiba o porquê. 

Antes de qualquer contato com quem pode ajudá-lo a crescer, identifique e elimine as suas inconsistências. Tenha a honestidade como curso e princípio de ação. Mostre-se honestamente como merecedor e investidores investirão (...e compradores comprarão). Sem bolhas.