A clara analogia que podemos fazer entre times de futebol e empresas de software

Em tempos de Copa, inevitável é a analogia que podemos fazer entre times e empresas de software.

A torcida é o cliente.
O gol é o objetivo da torcida ou cliente.
O placar é a métrica de resultado que importa à torcida, ao cliente.
O ataque de cada equipe é o pessoal de vendas de cada empresa.
O meio é a equipe de desenvolvimento.
A defesa é o suporte técnico.
O técnico é o líder real da empresa. Idealmente tem a liderança formal "e" informal que nasce da sua inteligência e maturidade técnica, de mercado e humana. É respeitado, ouvido, seguido. Também ouve os outros e se testa. É digno e maximamente responsável e dedicado. Escolhe muito bem quem fará parte de seu time.
A equipe técnica é o administrativo, recursos humanos e financeiro.
A bola é o produto ou serviço.
O time é a empresa.
Algo mais?

Assim como no futebol, nosso time tem como objetivo demonstrar que é mais competente do que o adversário. A competência individual e de cada área é importante para isso? Sim, fundamental! Mas mais importante ainda é o entrosamento e a compreensão das características mais positivas dos indivíduos e áreas que trabalham em conjunto.

E, para isso, tudo se relaciona: lembra do estudo dos 5 fatores presentes em equipes excelentes?
  • a segurança psicológica
  • a confiança
  • a estrutura e a clareza
  • o propósito
  • e o impacto dos resultados
Num torneio mata-mata como a Copa, inevitável é que equipes excelentes caiam pelo caminho. Some a este cenário a imprevisibilidade dos acasos e chegaremos ao momento presente. Queríamos que o Brasil fosse hexa este ano? Claro! Não foi hexa, mas foi digno, valente. Será hexa no futuro? Será. Propósito e trabalho continuado sob a liderança confiável de Tite (fica, Tite!) darão esta alegria a esta imensa e querida torcida chamada Brasil. Enquanto isso, em nossos empreendimentos, sempre lembremos que a competência individual e de cada área é importante para cada vitória, aliada ao entrosamento e à compreensão das características mais positivas dos indivíduos e áreas que trabalham em conjunto.