O tipo de vendedor que é mais prestigiado na sua equipe hoje será o tipo de vendedor que a sua equipe mais terá

E o que acontece quando o profissional não consegue perceber o que tem a melhorar? Diz que faz o que não faz? Confunde e confunde-se? Fala quando não deve falar? Deixa de ouvir quando tem muito a aprender?

Tropeços assim tiram a velocidade da equipe. Tropeços assim minam a confiança que pode existir na sua equipe e empresa. Tropeços assim contaminam equipes. Tropeços assim adiam o surgimento de grupos excelentes que confiam uns nos outros.

Se a ação não for consistente com o discurso, se o como não obedecer ao porquê, cada um vai seguir um rumo autodefinido. Uns irão bem, outros não. Muita discussão haverá, mas consistência (sim, ela!), integração e foco faltarão! Que luta diária será! Quando prioridades não estão definidas, quando entregas não são cobradas, tudo prioridade parecerá... Um campo minado para a desordem se instalará.

Que este seja então um alerta de atenção: o tipo de vendedor que é mais prestigiado na sua equipe hoje será o tipo de vendedor que a sua equipe mais terá. Que este seja um profissional preparado, dedicado, íntegro, conhecedor do seu portfolio, do seu mercado e dos seus clientes. Que este não seja um profissional que não consegue perceber o que tem a melhorar, diz que faz o que não faz, confunde e confunde-se, fala quando não deve falar e deixa de ouvir quando tem muito a aprender.